Ensino colaborativo na educação infantil inclusiva

Autor/Organizador: Kelly Cristine Zanetti dos Santos, Betânia Jacob Stange Lopes e Gildene do Ouro Lopes Silva

Baixar em PDF

Este guia tem como objetivo orientar professores do ensino regular e da educação especial sobre as possibilidades de parceria colaborativa para ensinar, tendo em vista a inclusão, participação e aprendizagem de alunos público-alvo da educação especial (PAEE) na sala de aula comum do ensino regular. Uma obra que oferece preciosas informações sobre o ensino colaborativo e sugestões práticas para o trabalho em conjunto.

Conteúdos:

1 Propósito desse guia
2 Ponto de partida: contribuições teóricas
– Fatores a se considerar
– Organização do ambiente
– Fatores para o sucesso do coensino
3 Organização da prática colaborativa na escola
– Organização do ambiente: estação de ensino
– Organização do ambiente: um professor, um assistente
– Organização do ambiente: ensino alternativo
– Organização do ambiente: um professor, um observador
– Organização do ambiente: ensino paralelo
– Organização do ambiente: equipe de ensino
4 Estratégias que contribuem para o desenvolvimento da linguagem no contexto de ensino colaborativo/coensino
– Histórias em sequência lógica/temporal
– Dramatização
– Práticas letradas e de consciência fonológica: sopa de rimas
5 Ponto de chegada: argumentos finais
6 Referências

DOI http://doi.org/10.19141/978-65-89185-09-3

ISBN Assunto Páginas Edição Ano
978-65-89185-09-3 Educação 59 2020

E-books Recomendados