As práticas comunicacionais de outrora continuam existindo, ao passo que, simultaneamente, já são novos fenômenos a partir das mudanças socioculturais e tecnológicas que tingiram a história nas últimas décadas. Discutir a nova comunicação, portanto, não implica apenas o ciberespaço. A nova comunicação é, sim, a velha comunicação que, de companhia das novidades decorrentes das mutações tecnoculturais, se traduz em algo diferente, em novo fenômeno. A nova comunicação é composta das manifestações típicas da comunicação de massa, renovadas em meio à sensibilidade pós-moderna e à hiperaceleração tecnológica. E a nova comunicação inclui, claro, processos específicos do ciberespaço, como as redes sóciovirtuais, o banco eletrônico, o noticiário permanente, a publicidade pop-up, o livro digital, entre outros. Nele, ciberespaço, se manifestam mais decididamente as tendências que regem o contemporâneo e impactam os demais fazeres do dia a dia. A nova comunicação é, portanto, esse cenário em que práticas novas e antigas convivem caoticamente, regidas pela lógica de mercado, e todas elas constituem fenômenos emergentes.
ISBN | Assunto | Páginas | Edição | Ano |
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9788589504416 | Comunicação, Série Graduação | 188 | 1 | 2012 |