Guia para implementação de ensino coletivo de cordas friccionadas

Autor/Organizador: Davi Corrêa Bueno e Betânia Jacob Stange Lopes

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A intenção deste guia é mostrar quais são as estruturas ideais para criar um projeto de ensino coletivo de cordas friccionadas e contribuir para a melhoria de projetos coletivos já existentes. Projetos coletivos podem ter diferentes objetivos, estruturas físicas e recursos financeiros; portanto, cada configuração de ensino coletivo de instrumentos musicais tem seus pontos positivos e suas limitações. Queremos que este guia lhe ajude a identificar esses pontos para que você possa tomar uma decisão mais acertada quanto à configuração do seu projeto coletivo, levando em conta os objetivos que ele se propõe a atingir. Em outras palavras, é a realidade do projeto que deverá determinar quais ideias aqui apresentadas serão úteis e aplicáveis.

Conteúdos:

1 Sobre este guia
2 Vantagens do ensino coletivo de instrumento musical (ECIM)
3 Estrutura da sala de aula
– Dimensões da sala de aula
– Armazenamento dos instrumentos
– Distância entre as cadeiras
– Demonstração de sala de aula com 108 m²
– Demonstração de sala de aula com espaço para musicalização
– Demonstração de sala de aula com 72 m²
– Ruídos
– Reverberação da sala de aula
– Excesso sonoro gerado pelos instrumentos musicais
4 Estrutura pedagógica
– Professor-regente e Professor-assistente
– Turmas homogêneas, heterogêneas ou alternância entre modelos
– Frequência e duração de cada aula
– Número de alunos por turma e faixa etária
5 Organização didático-pedagógica
– Material didático
– Tempo para planejamento de aula
– Tempo para planejamento em grupo
– Elaborando um plano de aula
– Recursos técnicos, humanos e financeiros
– Programa de diagnóstico da estrutura do ECIM
6 Considerações finais
7 Referências

DOI http://doi.org/10.19141/978-65-89185-08-6

ISBN Assunto Páginas Edição Ano
978-65-89185-08-6 Educação, Música 55 2020

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